Monday, March 9, 2015

Light, Diet e Zero - Definição e comentários da nutricionista


Light, Diet e Zero
Queria começar minha primeira postagem falando de um clássico. Light ou Diet ou Zero? Qual comprar? Para que servem? Qual o melhor para quem está de dieta?

Light: termo que poderia ser traduzido para "reduzido", significa que algum nutriente daquele alimento foi reduzido em no mínimo 25% se comparada ao "não light". 

Diet: alimento especial criado para indivíduos com restrições na dieta, exemplo: diabético (açúcar), hipertenso (sódio).

Zero: algum nutriente foi restringido ou retirado do alimento. Parece apenas jogada de marketing já que é muito semelhante ao light. 

Para resolver esta questão precisamos recorrer ao rótulo. Como nosso foco neste post são as dietas para redução de peso, o mais indicado seria aquele que tiver a menor quantidade de calorias. Entretanto, analise o rótulo atentamente e escolha aquele com melhor custo/benefício. Por exemplo, se um chocolate diet não tem açúcar ele deve engordar menos, certo? Não necessariamente. Para manter a consistência e sabor do chocolate alguns fabricantes recorrem à gordura, principalmente a saturada, o que pode tornar o chocolate mais calórico e ainda prejudicar sua saúde. Coloquei abaixo uma tabela comparando algumas marcas e tipos de chocolate:




No caso dos refrigerantes, a diferença está nos ingredientes. Por exemplo, um tipo de adoçante pode ser mais tóxico que outro, ter teor de sódio mais alto, ou ter uma quantidade maior de aditivos (conservantes, corantes, acidulantes e etc). Montei uma tabela com alguns refrigerantes também:



Não esqueça de sempre analisar o rótulo!!!
(Confira também o post "5 dicas para usar os rótulos a seu favor")

Espero que tenham gostado. Se tiverem algum tópico interessante, uma dieta da moda nova ou um alimento prometendo milagres, postem nos comentários que faço a pesquisa e posto aqui o que achar!!

Tianny Armando da Silva
Nutricionista
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ
Graduada pela Universidade Federal da Cidade do Rio de Janeiro - UNIRIO

Fontes:
portal.anvisa.gov.br
Nestle.com.br
lacta.com.br
paodeacucar.com.br
guaranaantartica.com.br
cocacola.com.br

No comments:

Post a Comment