Thursday, March 12, 2015

Porque só a consulta com nutricionista funciona?



Livro, revista, médicos, internet x nutricionista
Eu ainda era estudante de nutrição quando começaram a surgir pedidos de dietas dos familiares e amigos. Como ainda não tinha consultório tentaram me persuadir a criar uma dieta ‘padrão’ que enviada por email serviria para todos. Afinal, é muito comum encontrar na internet ou numa revista um cardápio diário como dieta. Também temos livros, dietas da moda e profissionais da saúde que entregam dietas prontas assinadas por nutricionistas.

Para responder precisamos entender, mesmo que superficialmente, como funciona o raciocínio do nutricionista. Temos algumas orientações e procedimentos padrões, por exemplo a divisão do dia em 6 refeições, entretanto, dependendo da necessidade do paciente tudo pode mudar. O principal objetivo é tornar sua alimentação a mais saudável possível, e não perder peso em pouco tempo e de maneira radical. Como fazer isso?


É fundamental conhecer o paciente e suas individualidades: horários das refeições, quantidade, preferências de paladar, medidas antropométricas (peso, altura, circunferência da cintura…), anamnese, exames realizados, entre outros. Somando esses dados aos conhecimentos adquiridos em sala de aula ou na prática, criamos uma dieta totalmente personalizada para o indivíduo. Consequentemente, asseguramos a melhor aceitação da nova alimentação, e com isso a manutenção de um peso saudável por muito tempo, uma ótima saúde e a saciedade garantida! Se você está seguindo uma dieta que não conseguirá manter pelos próximos 2 anos, esqueça e procure um nutricionista. Você pode alcançar seu objetivo sem extremos e com saúde.

Se tiverem algum tópico interessante, uma dieta da moda nova ou um alimento prometendo milagres, postem nos comentários que faço a pesquisa e posto aqui o que achar!!

Tianny Armando da Silva
Nutricionista
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ
Graduada pela Universidade Federal da Cidade do Rio de Janeiro - UNIRIO



No comments:

Post a Comment